Daltonismo é uma patologia onde a pessoa acometida não consegue ver as cores normalmente. Geralmente não consegue distinguir certas cores, como entre verde e vermelho e entre azul e amarelo.
O tipo mais comum é o daltonismo verde-vermelho. É devido frequentemente a um problema genético, recessivo ligado ao X, sendo mais comum em homens (passando da mãe para o filho). Cerca de 1 em cada 12 homens tem algum grau dessa doença. Está presente desde o nascimento, afeta os dois olhos igualmente e permanece estável ao longo da vida. Não há tratamento para esse tipo congênito de daltonismo. Há atualmente óculos que ajudam algumas formas de daltonismo.
Os sintomas variam de acordo com o grau de acometimento dos cones (um tipo de célula da retina). Algumas pessoas com deficiências leves de cores podem ver as cores normalmente com boa luz, mas têm dificuldade em ambientes com pouca luz. Outros não conseguem distinguir certas cores sob nenhuma luz. A maioria tem dificuldade em diferenciar tons da mesma cor ou de cores similares. A forma mais severa, na qual tudo é visto em tons de cinza, é muito rara e associada a baixa visão.
O daltonismo também pode ser adquirido mais tarde na vida, devido a doenças na retina ou no nervo óptico. Pode ser causado por doenças (como a degeneração macular relacionada a idade), trauma, efeito tóxico de medicações, entre outras. O daltonismo adquirido geralmente é progressivo e afeta diferentemente os olhos.
O teste de Ishihara é o mais comumente utilizado pelos oftalmologistas para o diagnóstico de daltonismo.
Leia mais sobre:
https://www.aao.org/eye-health/diseases/what-is-color-blindness
https://aapos.org/glossary/color-blindness
Fale comigo