Muito tempo nas telas prejudica a visão das crianças?

As crianças estão passando cada vez mais tempo nas atividades para perto, como iPads e celulares. É uma preocupação comum dos pais se isso pode prejudicar o desenvolvimento dos olhos e da visão das crianças.

Na foto uma criança com um iPad
Na foto uma criança com um iPad 

Existe uma epidemia mundial de miopia, principalmente nos países asiáticos. A alta miopia está associada com um aumento do risco de doenças na retina, glaucoma e catarata. Embora fatores genéticos tenham um papel no desenvolvimento da miopia, o rápido aumento é atribuído ao meio e estilo de vida da criança. 


Estudos publicados oferecem evidências de que pelo menos parte do aumento mundial da miopia é relacionado ao esforço visual para perto, não apenas telas, mas também livros tradicionais. E que passar tempo ao ar livre, especialmente na primeira infância, pode retardar a progressão da miopia. 


Foi observado que crianças que passam mais tempo ao ar livre têm chance menor de ficar míope. Crianças de ambientes urbanos têm duas vezes mais probabilidade de serem míopes do que aquelas de ambientes rurais.
A maioria dos usuários de computador experimenta fadiga ocular digital. As crianças não são diferentes dos adultos e também podem experimentar olho seco, fadiga ocular, dores de cabeça e visão embaçada. 


Isso significa que eles precisam fazer pausas mais frequentes. Esses sinais e sintomas ocorrem quando não piscamos com tanta frequência enquanto usamos computadores e outros dispositivos digitais. Leitura prolongada, escrita ou outro trabalho intensivo usando a visão para perto também pode causar fadiga ocular. É recomendado fazer uma pausa de 20 segundos no esforço visual para perto a cada 20 minutos.


A Academia Americana de Pediatria recomenda a não utilização de dispositivos digitais para crianças menores de 2 anos de idade. 
A orientação para evitarmos problemas nos olhos e na visão das crianças é aumentar o tempo da criança em atividades ao ar livre e evitar o uso prolongado dos dispositivos digitais.

Referências:
https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/screen-use-kids

https://www.aao.org/eye-health/tips-prevention/screen-use-kids

https://pediatrics.aappublications.org/content/138/5/e20162591


Fale comigo