Estrabismo infantil, qual o tratamento?

Um ou mais tipos de tratamento podem ser recomendados para tratar o estrabismo infantil, dependendo da idade e do tipo de estrabismo.

Estrabismo é um dos problemas oculares mais comuns em crianças, afetando aproximadamente 4% das crianças com menos de seis anos.

É normal os bebês apresentarem episódios de desvio ocular até 4 meses de vida.

Na foto uma criança com estrabismo
Na foto uma criança com estrabismo

Bebês e crianças muito pequenas com desvio ocular para dentro (esotropia) podem precisar de cirurgia e óculos. A cirurgia de estrabismo permite o alinhamento dos olhos e o desenvolvimento da visão binocular quando realizada precocemente.

Crianças com mais de 2 anos de idade com esotropia, em que o desvio é causado pelo esforço acomodativo (quando o paciente tenta focar para ver nitidamente) o tratamento consiste na prescrição de óculos (ou lentes de contato). Em alguns casos em que o desvio não é corrigido totalmente com o óculos é necessário (além do óculos) a cirurgia de correção de estrabismo.

No tipo mais comum de desvio para fora (a exotropia intermitente) os pacientes menores que 4 anos de idade, pacientes com pequeno ângulo e excelente controle do desvio e pacientes que não podem ser submetidos a cirurgias por problemas de saúde o tratamento não cirúrgico é recomendado. E consiste: na prescrição de óculos quando necessário, na prescrição de óculos com lentes negativas, em oclusão (tampão) parte do tempo, em prismas e em exercícios ortópticos (tratam somente um tipo específico chamado insuficiência de convergência). O tratamento mais efetivo para este tipo de desvio é a cirurgia de correção de estrabismo.

O estrabismo pode causar ambliopia. A ambliopia é a diminuição da visão em um ou ambos os olhos devido ao desenvolvimento anormal da visão na infância. Assim, as crianças são mais suscetíveis à ambliopia entre o nascimento e os 7-8 anos de idade. A oclusão (tampão) do olho bom (o olho que a criança usa para fixar) é o tratamento de escolha da ambliopia unilateral causada pelo desvio ocular.

A cirurgia de correção de estrabismo é realizada nos músculos extra-oculares (músculos ao redor do olho que são responsáveis pelos movimentos do olho) para alcançar o alinhamento ocular. É realizada em crianças sob anestesia geral em ambiente hospitalar.

O diagnóstico e tratamento precoces no estrabismo infantil é importante para obtermos o alinhamento ocular, visão normal e desenvolvimento da visão binocular.

Leia mais sobre:

https://www.aao.org/eye-health/diseases/strabismus-in-children

https://www.stanfordchildrens.org/en/topic/default?id=crossed-eyes-strabismus-90-P02109


Fale comigo